domingo, 27 de outubro de 2013

POESIAS DE OUTUBRO - DIA 27




Paulo Leminski 





Nasceu em Curitiba, estado do Paraná, em 1944, reconhecido na literatura nacional como poeta, romancista, letrista e tradutor. Seu pai era descendente de poloneses e sargento do Exército, sua mãe dona-de-casa.Está situado na época do concretismo e da contracultura dos anos 60 e 70. No concretismo o poeta absorve e expressou a radicalidade da valorização e persuasão da palavra, na contracultura o poeta encontrou elementos como humor e o questionamento às mistificações.



"...Poesias concretas trazem novas formas de expressão: valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo.O poema da poesia concreta é chamado de poema-objeto por causa dos recursos estilísticos adotados: a eliminação de versos e a incorporação de figuras geométricas..."


http://www.brasilescola.com/literatura/concretismo-no-brasil.htm
Contracultura é a possibilidade de "inverter o rumo do progresso” e “romper a união fatal de produtividade e destruição, de liberdade e repressão”. (Marcuse em seu Prefácio Político de 1966 para Eros e Civilização (1968-1966).


Amar você é
coisa de minutos…


Amar você é coisa de minutos
A morte é menos que teu beijo
Tão bom ser teu que sou
Eu a teus pés derramado
Pouco resta do que fui
De ti depende ser bom ou ruim
Serei o que achares conveniente
Serei para ti mais que um cão
Uma sombra que te aquece
Um deus que não esquece
Um servo que não diz não
Morto teu pai serei teu irmão
Direi os versos que quiseres
Esquecerei todas as mulheres
Serei tanto e tudo e todos
Vais ter nojo de eu ser isso
E estarei a teu serviço
Enquanto durar meu corpo
Enquanto me correr nas veias
O rio vermelho que se inflama
Ao ver teu rosto feito tocha
Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha
Sim, eu estarei aqui.





Escolher um dos vinte poemas de Leminsk que li foi uma das tarefas mais difíceis desta série. Transcrever dois por conta disso seria injustiça minha para com vários outros dos quais gostei em mesma proporção. Este raro momento de paixão foi o escolhido. Talvez por ser a paixão meu único combustível! Chego a ficar "fraquinha" quando não estou abastecida . . . Falo de paixão em tudo que faço e faço mal se sem paixão !


E SE VOCÊ QUISER PASSEAR PELOS POSTS DESTA SÉRIE É SÓ CLICAR NO MENU À ESQUERDA EM "GAVETAS TEMÁTICAS". A GAVETINHA "POESIAS DE OUTUBRO". VAI LEVAR-LHE EM PASSEIO POR ELES, UM ATRÁS DO OUTRO ATÉ CHEGAR NO PRIMEIRO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A D O R O O O...OBRIGADA !