domingo, 27 de novembro de 2011

°°°ROMð°°

Comprei este meu apartamento há oito anos e meio e, apesar de vir até então diminuindo o tamanho dos meus ninhos a cada mudança de página de vida, esta conquista foi muito comemorada por mim. A sacada é, sem dúvida nenhuma, meu ponto de equilíbrio e minha conexão com a paixão pelas plantas. Morei treze anos numa chácara (depois de muitas marolas acabei trocando-a por este apartamento) e depois morei três anos numa casinha alugada, com ótimo quintal. Enfim achei o apartamento! Eu fiz da pequena sacada um oásis, por assim dizer...muitas plantas em pouco espaço.
 Quando completaram-se cinco anos de ninho comprei uma mudinha de romã, plantei num vaso grande e levei para a sacada, que dois anos antes recebeu "Dirce", a tão sonhada namoradeira que trouxe de Tiradentes, numa viagem também tão sonhada. E assim minha pequena sacada foi-se tornando meu lugar de sonhar...para onde levei, inclusive, meus pontos de devoção religiosa através da umbanda.


Há a rede que fica enrolada como uma bolinha pendurada no gancho, coisa que aprendi com uma faxineira nordestina. Adoro ler deitada nela. Três anos passaram-se e, como era de se esperar, o meu pé de romã foi crescendo no compasso tranquilo de árvore de vaso...bem devagar! Floriu pela primeira vez em outubro de 2010, bem no dia de meu aniversário! Este ano fiz 59 anos e de novo outra florzinha com vontade de virar fruto apareceu. E virou.
Como a pequenina romã ficava pendurada para fora da sacada, hoje fiz  mudanças de vários vasos de lugar  , de forma que da sala curto a "paisagem romanesca", além de, quando ela cair, será para dentro, sem riscos de perdê-la....

Aprendi a dar asas à imaginação nestes oito anos, acreditando que jamais a medida do espaço é o que conta para tornar sonhos realidade...Aprendi muito do desapego com minha Sagrada Umbanda e isso me torna mais capaz de ser feliz. Quer aprender muito disso também? Aqui vai uma dica religiosa do lugar onde posso estudar bastante e evoluir com os conhecimentos ali adquiridos. Salve a Umbanda e todos os Orixás!

7 comentários:

  1. Que lindo esse pé de romã na sacada... Tb moro em apartamento e meu terraço (aqui) é u dos meus cantinhos preferidos...! Delícia, não? Abs.

    ResponderExcluir
  2. oi Leo

    Sempre digo que se um dia morar num ap, minha varanda vai ter u ser a mais florida e com mais plantas. Amei sua namoradeira também.

    Bju, ótimo inicio de semna!

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo :))

    Adorei o seu blog, e este seu "jardinzinho" dentro do seu espaço, está LINDO :))

    Já a sigo, gostava muito que me visitasse, e se gostar, se juntasse à minha lista de seguidores:

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"


    beijinho :)

    ResponderExcluir
  4. Léo, que linda é a romã, um fruto misterioso, para mim tem um quê especial por lembrar das passagens de ano na casa da minha avó, parecia algo mágico e que a gente respeitava muito, não tinha a passagem sem a romã!

    Quando à espiritualidade acho importante para podermos sermos seres completos, não sigo uma religião, mas tenho respeito e admiração pelos Orixás, especialmente pelas minhas mães Oxúm e Iemanjá, e Oxalá que sempre me acompanha, são os meus 3 Orixás.

    No ano passado eu falhei alguns dias no Calendário de Natal, porque além de tudo, minha filha e minha netinha estavam aqui em casa, mas eu fazia de 2 e 3 dias juntos, sempre a gente dá um jeito!

    Vamos começar amanhã então!!
    beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei por sua mega relaxante e ecológica varanda.As plantas transformam qualquer ambiente e com a ajuda dos orixás tudo dá certo!! Aproveite,curta bastante sua varanda e seus momentos de leitura.
    Um abração e um Feliz Natal cheio de paz e que o Ano Novo seja o ano de suas realizações.
    Feliz 2012!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo,
    que delícia de lugar!Não tem nada meçhor do que deitar na rede da varanda para uma leitura, né? Também adoro! Obrigada pelo seu comentario carinhoso no meu blog.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog, já estou te seguindo. Quando puder da uma passadinha no meu taperacomclasse.blogspot
    Grande fds para ti, bjus!!!

    ResponderExcluir

A D O R O O O...OBRIGADA !